17 setembro 2014

5 Pontos básicos para entender Role-playing game (RPG de mesa)




1 – Oque é Role-playing game?

“Jogo de Interpretação de Personagens” é um jogo onde um grupo de pessoas se reúne para construir uma história, estilo teatro e improviso, esse grupo é dividido em duas partes, um membro será o Mestre e os demais serão personagens.
 O RPG é baseado na criatividade e imaginação de cada jogador.

2 – Quem ou o que é o mestre?

Mestre de mesa, mestre de calabouço ou guardião, são alguns dos nomes dado para o narrador da historia, aquele que irá determinar a dificuldade da aventura, sua narração e criação ira definir uma boa diversão para todos ou às vezes para a maior decepção. Mas é apenas uma questão de prática.
O mestre é o responsável pelo trabalho mais pesados dos jogos, seu dever esta em criar desde ás  regras, cenários, monstros, enigmas á personagens não jogadores (NPC’s  Non-player character). E com o mínimo vacilo de um mestre, sua aventura pode fugir de seu controle, mas, não tema, um mestre se diverte tanto quanto a qualquer outro jogador da mesa.

DICA PARA MESTRE: Se seus jogadores não se divertiram, sinto muito, mas você falhou.


3 – Quem não é mestre é? PERSONAGEM

Os demais jogadores são responsáveis por criar o personagem que os representará dentro do jogo, e ele deve corresponder a pré-requisitos do mestre.
Os jogadores são responsáveis por aderir a historia de seu mestre, se tornando personagem vivo de uma historia, criando intrigas, diálogos, conspirações, e levando a aventura a rumos que o próprio mestre nunca havia sonhado. Suas atitudes são extremamente relevantes e podem te levar a combates com as mais variadas criaturas idealizadas pelo mestre, e não pense que será fácil
“-Como é um jogo que utiliza a imaginação, basta eu imaginar que eu matei esse dragão vermelho, certo? ERRADO
Seus sucessos e seus infortúnios, nobre personagem, serão determinados pelos dados.

4 – Isso é um dado? 
A resposta é sim e são 7 dados, cada dado é representado pela letra D + O NUMERO que corresponde o dado, Exemplo o dado normal do banco imobiliário que contem seis lado será representado como D6, então os dados de RPG’s são  D4, D6, D8, D10, D12, D20 ou até mesmo o D100 (o D100 nada mais é que 2D10 1 representando as Dezenas, o outro as unidade)
Como os dados funcionam? Cada dado irá representar uma determinada ação, mas isso irá variar conforme o sistema do jogo e o sistema utilizado. Normalmente o jogador deve descrever a ação e o mestre impõe um numero alvo (Exemplo para seu Elfo acertar um tiro de sniper no olho do ciclope, você precisa tirar um numero acima de 13 no D20, caso saia um numero maior que 13, você obteve sucesso, caso seja menor que 13 você falhou)

5 – Quais são os modos de jogo?

Os modos de jogos são difíceis de serem definidos em tópicos por se tratar de um numero muito grande de variações, mas o básico de um RPG é se tratar de uma historia que haja desenvolvimento tanto do personagem como da historia imposta.
Tudo dependera do mestre e sua criatividade, o mestre pode basear sua aventura em livros ou filmes, Exemplo Senhor dos Aneis, Harry Potter, o Hobbit, Game of Thrones como também pode utilizar aventuras prontas que podem ser compradas ou você pode estar fazendo o download de aventuras gratuitas, deixarei alguns links no fim do post.

Bom, basicamente é isso, tudo depende de criatividade e imaginação e interpretação é tudo em uma aventura na qual todos saiam satisfeitos.
Lembrando que um jogo de RPG prioriza diversão e interatividade dos jogadores, não há vencedor ou perdedor e sim satisfação ou não com o jogo.

Links Úteis:
(Obs. nenhum dos links listados são patrocinadores)
Gravação de RPG JOVEM NERD
Sistema e Aventuras Prontas

Blog sobre RPG





Nenhum comentário:

Postar um comentário