04 outubro 2014

O Apanhador no Campo de Centeio (The Catcher in the Rye) - J. D. Salinger

A principio o livro não era nada daquilo eu havia imaginado. Muitos usavam o livro como ponto forte de influencia para o assassino do John Lennon, pelo fato de o o assassino David Chapman, ter sido encontrado com a obra no dia em que matou o vocalista, me diziam que quem lia o livro ficava louco, era uma espécie de livro proibido em vários países pelo mundo.
Minha primeira impressão quando eu peguei o livro, foi: Caramba cara, que livro cabuloso, sem sinopse na contra capa, e sem informações sobre o escritor. Possuía capa prateada com escritas gigantes amarelas "O Apanhador no Campo de Centeio"

Quando enfim comecei a ler o livro deu aquela sensação estranha de por algo na boca esperando ser salgado e descobrir que era doce, doce era a definição do livro.
Na história, você é apresentado ao apaixonante Holden Caulfield um adolescente isolado, paranoico e solitário que ao descobrir que seria expulso de sua escola, um internato para garotos, decide passar um  final de semana em Nova Iorque assim adiaria o confronto com seus familiares.
Desacreditado das pessoas e entediado com todos em sua volta, Caufield procura, em personagens de seu passado como um professor, antiga namorada, irmã menor, as respostas para a confusão sem sentido que toma conta de seus pensamentos.
No principio o livro foi um tanto maçante, tedioso, mas com o virar das paginas você se envolve com as ideias e atitudes dos personagens, você se diverte com a simplicidade imposta em cada personagem. eu me irritava com algumas atitudes entupidas do Holden, chegando a amar e odiar o Holden, da mesma forma como o Gollum amava e odiava o Um Anel e a si mesmo.
Assim como milhares de adolescentes espalhados pelo mundo, eu me identifiquei muito com o ele, sua síndrome de Peter Pan é cativante, ao fim do livro você passei a me ver como o Holden, passei a ter vontade de adiar todos meus problemas e viver uma vida inteira em um único final de semana.

O Apanhador no Campo de Centeio se tornou um de meus livros favoritos.

O ponto negativo é sua tradução, o pobre Holden é obrigado a usar expressões como, "Fiquei deprimido pra chuchu" "era uma dessas tardes meio malucas fria pra burro sem sol"

Curiosidades Retirada do Wikpedia
  •     O assassino de John Lennon, Mark David Chapman, carregava este livro consigo no dia em que cometeu o crime. Segundo testemunho do próprio Chapman, estava lendo o "Apanhador no Campo de Centeios", minutos antes de tentar o suicídio e da obra teria tirado inspiração para matar John. Outro fato curioso é que o atirador que tentou matar Ronald Reagan em 30 de abril de 1981, afirmou a mesma coisa, ou seja, que teria tirado do livro a inspiração para matar o presidente Reagan, não obstante, o assassino de Rebecca Schaeffer, Roberto John Bardo, carregava consigo o livro quando a matou. No filme "Teoria da Conspiração ", Mel Gibson faz o papel de um motorista de táxi psicótico, que acha que todos estão contra ele, ele possui uma compulsão, comprar diariamente um mesmo livro, "o Apanhador no Campo de Centeio", em sua casa existem milhares de exemplares dessa obra.
  •     A banda punk-rock californiana Green Day gravou em 1992, no seu segundo álbum intitulado Kerplunk! a música Who Wrote Holden Caulfield?, baseada no livro. O vocalista, guitarrista e compositor Billie Joe Armstrong compôs a letra baseada no livro pois para ele, Holden Caulfield, o personagem principal, era como ele, um cara rebelde, largado e "invisível". Billie teve que ler esse livro durante o colegial, mas acabou não lendo. Tempos depois, ele resolveu ler e acabou tornando um dos seus livros favoritos.
  •     O desenho South Park teve o episódio "A Historia de Scrootie Sodomita" baseado na obra.
  •     O CD Chinese Democracy (2008) do Guns N' Roses possui uma faixa entitulada "Catcher In The Rye".

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário